5º Congresso Português de ‘Building Information Modelling’

8 a 10 de Maio de 2024

Procurar
Close this search box.

5º Congresso Português de ‘Building Information Modelling’

Outras Edições

O Congresso PTBIM foi criado como fórum de discussão técnico-científica em língua portuguesa, envolvendo a participação ativa das comunidades profissional e académica das áreas de Arquitetura e Engenharia, pretendendo-se assim enfatizar os problemas e esforços de implementação na indústria da construção e reforçar as redes de profissionais que incorporam práticas BIM nas suas atividades.

1ª Edição
Universidade do Minho

A primeira edição do congresso PTBIM decorreu nos dias 24 e 25 de novembro de 2016, no campus de Azurém da Universidade do Minho em Guimarães. A iniciativa atraiu 220 investigadores e profissionais para um programa com 50 palestras, dez painéis, um workshop e um fórum académico. A organização uniu as universidades (Minho, Porto, Lisboa) e as Ordens dos Engenheiros e dos Arquitetos, mostrando a vontade comum de debater, mediatizar e adequar a lei nacional na área da construção virtual. Os artigos contemplam autores de diversas instituições de ensino/investigação nacionais, bem como profissionais da Indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção.

2ª Edição
Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

A segunda edição do congresso PTBIM decorreu nos dias 17 e 18 de maio de 2018, no Centro de Congressos do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa. Contou com 67 artigos reportados neste livro de atas, e cerca de 250 inscritos. Os artigos contemplam autores de diversas instituições de ensino/investigação nacionais, bem como profissionais da Indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção.

Teve lugar também a publicação do Guia de Contratação BIM, desenvolvido pela Task Force “Contratação BIM”, constituída no seio da Comissão Técnica de Normalização BIM Nacional (CT197-BIM), com o apoio do Instituto Português da Qualidade (IPQ) e do Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC).

3ª Edição
Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

A terceira edição do congresso PTBIM foi organizada pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Decorreu, em formato online, a 26 e 27 de novembro e 4 de dezembro 2020. Contou com 89 artigos reportados neste livro de atas, e cerca de 200 inscritos. Os artigos contemplam autores de diversas instituições de ensino/investigação nacionais, bem como profissionais da Indústria da Arquitetura, Engenharia e Construção.

4ª Edição

Universidade do Minho

A quarta edição do congresso PTBIM foi organizada em Braga – Portugal, com organização local pela Universidade do Minho, em iniciativa conjunta das Escolas de Engenharia Arquitetura. Decorreu de 4 a 6 de Maio de 2022, contando com diversos momentos de interação, incluindo oradores convidados internacionais, sessões de apresentação plenárias e paralelas, seminários, reuniões de trabalho, e outras novidades a anunciar. O evento aconteceu no Espaço Vita, incluindo sessões plenárias, paralelas, seminários e reuniões de trabalho.