4º Congresso Português de ‘Building Information Modelling’

4º Congresso Português de ‘Building Information Modelling’

Patrocinadores platina
Co-organização

Apresentação

A adoção de ‘Building Information Modelling’ a nível mundial já ultrapassou largamente a fase inicial de arranque, e já conta com excelentes exemplos de implementação alargada nos países de língua oficial Portuguesa (particularmente em Portugal e no Brasil). É neste contexto de franca expansão e generalização do BIM que surge o 4º PTBIM, assumindo-se desde a sua génese como o congresso de BIM na língua Portuguesa, e contando com Comissão Internacional representando vários países de Língua Oficial Portuguesa. Uma celebração do BIM Lusófono!

O 4º PTBIM decorrerá em Braga – Portugal, com organização local pela Universidade do Minho, em iniciativa conjunta das Escolas de EngenhariaArquitetura. Assume-se um evento com 3 dias de duração, de 4 a 6 de Maio de 2022, contando com diversos momentos de interação, incluindo oradores convidados internacionais, sessões de apresentação plenárias e paralelas, seminários, reuniões de trabalho, e outras novidades a anunciar. O evento decorrerá no Espaço Vita, para realização de sessões plenárias, paralelas, seminários e reuniões de trabalho.

Estamos convictos que em Maio de 2022 já será possível realizar um evento presencial em toda a sua plenitude, dando a todos a importante oportunidade de contacto direto, tão útil no contexto do estabelecimento de parcerias e para aprendizagem mútua.

É com um espírito de grande otimismo que a Comissão Organizadora Local convida toda a Comunidade BIM dos países Lusófonos à participação ativa no evento. Serão recebidos de braços abertos na cidade de Braga!

A Comissão Organizadora Local

Tópicos

Localização

O evento decorrerá no Espaço Vita, para realização de sessões plenárias, paralelas, seminários e reuniões de trabalho.

Rua de São Domingos, 94 – 4710-435 Braga

Anterior
Next

Comissão organizadora

Local

Professor Auxiliar da Univ. do Minho, é Doutor em Eng. Civil (2009). Especialista em abordagens experimentais e numéricas para o estudo da vida útil de estruturas de betão e também foca explicitamente em BIM desde 2009 (orientado para modelação paramétrica, IPD, implementação e ensino). 49 artigos em revistas internacionais e 127 documentos de conferências.

É o Coordenador do Curso Português de “Building Information Modelling” da Ordem dos Engenheiros. É também membro do Comité Nacional de Desenho BIM e diretor do Projeto ERASMUS+ Master Course em BIM. Orientação de 5 teses de doutoramento concluídas (mais 5 em curso e 3 delas em BIM) e 36 teses de mestrado concluídas. Membro do ACI 131 – BIM para betão. Membro do TC Nacional do BIM. Secretário da RILEM TC 254-CMS.
Licenciado em Engenharia Civil (FEUP) de Estruturas, com especialização em Fundações e Projeto de Estruturas; Coordenação; Engenharia Estrutural – Cálculo Automático e Projeto Auxiliado por Computador; Programação em Aplicações de Engenharia; Building Information Modelling (BIM). Sócio Fundador e Diretor da NEWTON, Lda. desde 1990.

Autor da gestão integrada da Newton, envolvendo Gestão da Qualidade, Produção e Finanças, entre outros. Patrono ou supervisor que conduz à integração como membro pleno da Ordem dos Engenheiros. Coordenador do Curso Português de “Building Information Modelling” da Ordem dos Engenheiros.
Investigador no departamento de Engenharia Civil da Univ. do Minho. Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho com a tese Continuous characterization of stiffness of cement-based materials: experimental analysis and micro-mechanics modelling mechanical characterization of cement-based materials.

Membro da unidade de I&D ISISE com 6 anos de experiência em comportamento metafísico de materiais à base de cimento e análise estrutural de estruturas de betão. Co-organizador a primeira conferência portuguesa em Building Information Modeling realizada na Univ. do Minho em 2016. Co-coordenador do Curso Português de “Building Information Modelling” da Ordem dos Engenheiros. Vice Coordenador Projeto ERASMUS+ Master Course em BIM.
Professor Auxiliar na Escola de Arquitectura da Univ. do Minho (EAUM). Doutorado em Construção e Tecnologia pela EAUM (2016) com a tese Decoding the De re aedificatoria of Alberti: a computational approach to the analysis and generation of classical architecture.

Membro da unidade de I&D do lab2pt, responsável pela coordenação do grupo de investigação em Design e Tecnologia (DeTech). É membro fundador e coordenador do Advanced Ceramics R&D Lab (Guimarães). A sua investigação centra-se na utilização de ferramentas digitais em arquitetura, englobando o desenvolvimento de modelos computacionais generativos e analíticos e a fabricação digital em processos de projeto de arquitetura, nomeadamente a implementação e controlo de técnicas de manufatura aditiva.

Nacional

Professor Auxiliar da Univ. do Minho, é Doutor em Eng. Civil (2009). Especialista em abordagens experimentais e numéricas para o estudo da vida útil de estruturas de betão e também foca explicitamente em BIM desde 2009 (orientado para modelação paramétrica, IPD, implementação e ensino). 49 artigos em revistas internacionais e 127 documentos de conferências.

É o Coordenador do Curso Português de “Building Information Modelling” da Ordem dos Engenheiros. É também membro do Comité Nacional de Desenho BIM e diretor do Projeto ERASMUS+ Master Course em BIM. Orientação de 5 teses de doutoramento concluídas (mais 5 em curso e 3 delas em BIM) e 36 teses de mestrado concluídas. Membro do ACI 131 – BIM para betão. Membro do TC Nacional do BIM. Secretário da RILEM TC 254-CMS.
Professor Auxiliar no Departamento de Engenharia Civil da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Realizou doutoramento em Engenharia Civil pela Universidade do Porto em 2009 com a tese “Modelação do fluxo de informação no processo de construção – Aplicação ao licenciamento automático de projectos”. Actualmente, as suas principais áreas de interesse incluem a Gestão de Informação na Construção em geral e, em particular, a tecnologia BIM. Publicou mais de 60 artigos nesta área nos últimos 5 anos e participou em diversos projectos de I&D enquanto especialista em BIM.

Na área do BIM, foi responsável pelas seguintes Unidades Curriculares: Informática na Construção (MIEC – FEUP), Information Systems in the Construction Industry (Mestrado Europeu da Construção – Via UC, Dinamarca), Sistemas de Informação na Construção (PRODEC – FEUP), BIM e Sistemas de Informação na Construção (MPRINCE – FEUP) e do módulo sobre BIM no curso de Gestão de Operações Imobiliárias (EGP/PBS).
Presidente da CT 197 – Comissão Técnica de Normalização BIM, Membro do CEN/TC 442 BIM e Professor Auxiliar do Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura.
Atualmente é Research Development & Innovation Director no BUILT CoLAB

Comissão internacional

Professor da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie
Professora Colaboradora na área de Desenho Assistido por Computador na Escola de Engenharia Civil e Arquitetura da UNICAMP (2009), Doutorada em Engenharia Elétrica na área de Automação na Escola de Engenharia Elétrica e de Computação da UNICAMP (1996). Foi professora titular da FEC-UNICAMP de 1986 a 2016 no programa de graduação e pós-graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo onde lecionou Projeto Auxiliado por Computador, Modelação de Informação de Construção e Desing Colaborativo. Desde 2016 mudou seu status na UNICAMP para investigadora e professora colaboradora dos Programas de Pós-Graduação em Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo. Destacada investigadora brasileira em Modelação de Informação de Construção. Investiga o uso de Tecnologia da Informação e Comunicação na educação para apoiar o design digital colaborativo. Foca a sua investigação no tópico de Modelação de Informações de Construção, abordando design baseado em desempenho e integração de design.
Professor Titular Sênior da Universidade Federal do Paraná – UFPR. Atualmente é Consultor Associado da Academic Ventures, além de Professor Sênior e líder de pesquisas do Centro de Pesquisas em Engenharia Civil (CESEC) da UFPR. Participa de dois Programas de Pós-Graduação: Métodos Numéricos em Engenharia (PPGMNE) e Engenharia de Construção (PPGECC). Com mais de 270 artigos publicados, é membro do ASCE Global Center of Excellence in Computing e do ASCE Technical Council on Computing and Information Technology. Ele também é o ‘membro representante’ do Brasil no Conselho de Administração da Sociedade Internacional de Computação em Engenharia Civil e de Edifícios (ISCCBE). Atuou como membro do Comitê de Trabalho para Tecnologia da Informação (WC 6) da Sociedade Internacional de Pontes e Engenharia Estrutural (IABSE) de 2001 a 2009. Foi o líder do Grupo de Trabalho de TIC da Associação Brasileira de Tecnologia no Ambiente Construído (GT.TIC / ANTAC) (2012-2017) e o atual Presidente (2018-2020). Atua principalmente nos seguintes temas: Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) para Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC), especialmente em BIM, modelação nD e integração de sistemas, bem como em trabalhos colaborativos, aplicações inovadoras e desenvolvimento de objetos educacionais para educação em engenharia.
Mestre em Engenheira Civil, Assistente Graduada do Instituto de Engenharias e Ciências do Mar da Universidade Técnica do Atlântico, São Vicente – Cabo Verde.
ANE, IP – Administracao Nacional de Estradas, Instituto Público – Moçambique
Responsável do Colégio de Engenharia Civil da Ordem dos Engenheiros de Angola

Comissão Científica

Presidente da Comissão Científica João Poças Martins – Univ. Porto (FEUP)

Alexandre Marques – Hilti
Alfredo Soeiro – Univ. Porto (FEUP)
Américo Dimande – Administração Nacional de Estradas (Moçambique)
António Aguiar Costa – BUILT CoLAB/Univ. Lisboa (IST)
António Cabaço – LNEC
António Menezes Leitão – Univ. Lisboa (IST)
Bárbara Rangel – Univ. Porto (FEUP)
Bruno Figueiredo – Univ. Minho (EAUM)
Bruno Matos – Engexpor
Diogo Ribeiro – ISEP
Eduardo Nardelli – Universidade Presbiteriana Mackenzie (Brazil)
Eduardo Toledo Santos – Univ. S. Paulo (USP)
Eugénio Rodrigues – Univ. Coimbra (FCTUC)
Fábio Dinis – Univ. Porto (FEUP)
Fernanda Rodrigues – Univ. Aveiro
Fernando Pinho – Univ. Nova Lisboa
Francisco Teixeira Bastos – Univ. Lisboa (IST)
Hélder Sousa – Univ. Minho (EEUM)
Herculano Miguel – Ordem dos Engenheiros (Angola)
Hipólito Sousa – Univ. Porto (FEUP)
Hugo Rodrigues – Univ. Aveiro
Inês Flores-Colen – Univ. Lisboa (IST)
Isabel Valente – Univ. Minho (EEUM)
João Pedro Couto – Univ. Minho (EEUM)
João Poças Martins – Univ. Porto (FEUP)
José António Ribeiro – Mota Engil
José Carlos Lino – Univ. Minho (EEUM)
José Granja – Univ. Minho (EEUM)
José Miguel Castro – Univ. Porto (FEUP)
José Oliveira – DiRoots
José Pedro Sousa – Univ. Porto (FAUP)
José Pinto-Faria – ISEP
José Santos – Universidade da Madeira
Josyanne Giesta – Univ. Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Luís Pedro Bidarra – Norvia
Luís Ribeirinho – TPF
Luís Sanhudo – BUILT CoLAB
Luisa Maria Silva Gonçalves – Instituto Politécnico de Leiria
Manuel Tender – ISEP/ISLA
Marcelo Giacaglia – Univ. S. Paulo (USP)
Maria João Falcão – LNEC
Miguel Azenha – Univ. Minho (EEUM)
Miguel Ferraz – Univ. Porto (FEUP)
Miguel Pires – Casais
Norberto Santos – Univ. Porto (FAUP)
Nuno Ramos – Univ. Porto (FEUP)
Patrícia Escórcio – Univ. Madeira (UMa)
Paula Couto – LNEC
Paulo Costeira – Politecnico de Viseu
Pedro Ferreirinha – HCI
Pedro Mêda – Inst. Construção
Regina Ruschel – Universidade Estadual de Campinas (Brazil)
Ricardo Almeida – Politécnico de Viseu (IPV)
Ricardo Costa – Univ. Coimbra (FCTUC)
Ricardo Pereira Santos – ISEP
Ricardo Resende – ISCTE-IUL
Rodrigo Falcão Moreira – GROUNDMOTION
Rodrigo Lameiras – Univ. Brasília
Sebastien Roux – LIMSEN
Sergio Scheer – Universidade Federal do Paraná – UFPR (Brazil)
Trayana Tankova – Univ. Coimbra (FCTUC)
Vera Cibele Neves Marques – Univ. Técnica do Atlântico (Cabo Verde)
Zita Sampaio – Univ. Lisboa (IST)

Patrocínios

Agradecemos aos nossos Patrocinadores pelo apoio a este evento de networking, disseminação e promoção do BIM.

Quer ser patrocinador do ptBIM? Entre em contacto através de info@ptbim.org

PLATINA

PRATA